Você já viu a panela de alumínio começar a escurecer ou a louça a amarelar “sem motivo”?
Pode ser que haja excesso de alguma substância na água que está sendo usada para lavar e isso precisa ser verificado, porque além desses inconvenientes, podem surgir também problemas de saúde nos moradores da casa.
A água que sai da torneira da pia costuma ser a mesma que sai do chuveiro e se não houver um bom filtro na cozinha, ainda pode ser a mesma que está sendo consumida diariamente.
Descubra nesse post quais são as consequências dos parâmetros analisados na água não estarem dentro da conformidade segundo o que as portarias de qualidade da água determinam!
Garantir a qualidade da sua água é muito importante.
Os parâmetros mais comumente analisados são:
*Coliformes termotolerantes
*Coliformes totais
*Sólidos totais
*Turbidez
*Dureza
*Ferro
*Ph
*Fósforo Total
*Nitrogênio Total
Coliformes Totais e Termotolerantes
Mensura a existência de micro-organismos potencialmente patogênicos. Como bactérias cuja presença pode provocar doenças em quem consumir a água.
Sólidos Totais
É muito importante identificar a natureza dos sólidos presentes na água e removê-los para atender aos padrões de potabilidade.
Turbidez
A turbidez tem a ver com a capacidade da luz de atravessar a água. Quanto mais sólidos em suspensão, mais a água fica turva e pior é o aspecto. Esses sólidos então precisam ser removidos para que ela fique transparente.
Dureza
Mede o teor de Cálcio e Magnésio na água. Seu excesso pode ocasionar: cálculo renal, secura na pele, chuveiros entupidos, panelas de alumínio pretas, copos embaçados, entre outros.
Ferro
Além de um tom amarelado e um gosto metálico na água, o excesso de ferro pode ocasionar: amarelamento de roupas e louças sanitárias, corrosão ou formação de incrustações em canos, proliferação de ferrobactérias e outros micro-organismos e, em casos extremos, problemas de saúde.
pH
O pH indica o grau de acidez ou de alcalinidade da água. O seu valor estando acima ou abaixo do adequado pode potencializar o efeito de outras substâncias tóxicas diluídas na água, como os metais pesados.
Fósforo total
Uma elevada presença de fósforo pode indicar a eutrofização do corpo d’água de origem, a contaminação da água por esgoto doméstico, efluentes industriais ou mesmo pela drenagem pluvial de áreas agrícolas.
Nitrogênio
Podendo aparecer de várias formas, o excesso de nitrogênio pode sugerir a contaminação da água por esgotos, além de poder ocasionar o desenvolvimento de doenças como a letal metemoglobinemia infantil.
Reconheceu algum dos sinais? Já manda um alô no whatsapp para agendarmos a sua análise!