Análise de águas. Quando fazer?

Muitas vezes só fazemos um exame de saúde quando apresentamos algum sintoma. Na qualidade da água, infelizmente, não é muito diferente.

 

Muitas pessoas só realizam a análise da água quando ela visivelmente não apresenta boa qualidade ou quanto está com aparência diferente da usual.

 

O que poucas pessoas sabem é que nem sempre a água precisa apresentar alguma característica diferente para ser nociva a saúde! Ela pode permanecer inodora e incolor, mas com a presença de algum composto químico ou biológico prejudicial a saúde. Por isso, realizar a análise da água é fundamental para atestar a qualidade do que se está consumindo.

 

A análise da água deve ser feita obedecendo orientações dos órgãos de Vigilância Sanitária Municipais. A periodicidade e os itens que precisam ser monitorados são determinados conforme a Portaria de Consolidação nº 888, de 2021 do Ministério da Saúde.

 

As recomendações contidas nas legislações são específicas para cada tipo de captação e utilização, e são válidas desde o sistema público de abastecimento (Companhias Municipais e Estaduais) até o fornecimento privado (por poço de captação particular).

 

Além disso, diversos fatores podem afetar as características da água, como por exemplo o armazenamento em Reservatórios, Tubulações do Sistema de Distribuição e o próprio Sistema de Tratamento da Água. Por isso, é fundamental que a qualidade da água seja constantemente monitorada e vigiada.

 

Na análise de água é possível avaliar a eficiência de um Sistema de Tratamento de água, detectar presença de microrganismos patogênicos e diversas substâncias químicas entre metais, agrotóxicos, pesticidas e compostos orgânicos persistentes que podem comprometer a saúde do consumidor

 

Fique atento a qualidade da água que está consumindo e se precisar de auxílio, conte conosco!